Polippo

/Mag

Como se preparar para um ensaio fotográfico

04.04.2019

Os ensaios fotográficos são um meio cada vez mais popular de propagar sua imagem com segurança nas redes sociais. Seja tentando mostrar o seu impacto como profissional, compartilhando uma notícia atual ou se divertindo com amigos e familiares. As imagens podem capturar de maneira pessoal, emocionante e interessante os eventos que você quer comunicar.

Se preparar para um ensaio fotográfico pode conter muitos detalhes, então para que tudo saia como esperado, ou melhor, para que seu perfil profissional no Linkedin seja muito curtido <3. Saiba porquê e como planejar sua sessão de retratos executivos do começo ao fim.


Considere ser fotografado como um executivo(a)

Para quem pretende construir uma imagem de confiança como executivo(a), uma abordagem criativa, seguindo as diretrizes da publicidade, pode auxiliar e muito nas ações de marketing e materiais de apresentação do seu perfil profissional. Por isso, considere ser fotografado, caso queira ser visto como uma referência para os seus potenciais clientes.

Um ensaio fotográfico, pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas, se estiver alinhado com a estratégia do seu negócio. Por exemplo, tirar fotos do local onde trabalha e das pessoas com quem você trabalha, não apenas ajudará a se conectar mais com seu network (rede de contatos) de negócios, mas também poderá servir de ferramenta promocional para sua empresa.


Conquiste reconhecimento

Você sabia que apenas por ter uma foto profissional no seu perfil do Linkedin, você irá atrair 14 vezes mais visualizações de página? Se encontrou este post do blog, é provável que esteja passando por uma mudança de carreira ou precisando ser melhor reconhecido no seu circuito profissional.

Segundo a Forbes no artigo "The Best LinkedIn Headshots And How To Create Yours" (Os melhores retratos do Linkedin e como criar o seu), investir em um fotógrafo profissional é o que você precisa fazer, como uma das primeiras coisas da lista. E não soa tão caro, especialmente quando você considera que o público do Linkedin está se aproximando de um bilhão. Lembre-se, o seu retrato faz parte da sua primeira impressão.


Escolha bem o seu fotógrafo(a)

Escolher o fotógrafo(a) certo para você é fundamental, se quiser tirar o máximo proveito de sua sessão de fotos. Há toneladas de fotógrafos corporativos, então passe algum tempo fazendo sua pesquisa. Dirija-se aos portfólios primeiro e verifique se gosta do que vê. Todas as empresas de fotografia têm seu próprio estilo e vibração, então você precisa se reconhecer no estilo delas de algum maneira.

fotógrafa Juliana Polippo para VK Men's Clothing.


Acesse também a página de biografia e veja como descreveram seu trabalho. Você gosta do tom deles? Algum deles parece o tipo de pessoa que sabe, o que você está procurando? O estilo do website atrai você? Por fim, verifique sua página de elogios e veja o que os outros clientes estão dizendo sobre eles. Você gosta do que eles estão dizendo? Se você puder responder sim a estas perguntas, então está próximo de fazer retratos de sucesso.


Tenha confiança em si mesmo

Você se vê como um executivo(a) poderoso(a)? O empoderamento vai muito além das frases impactantes dos coaching de alto nível, que poderia reproduzir aqui. A confiança em si mesmo, está mais relacionado ao cotidiano e a como você se sente em sua própria pele. Então, a melhor maneira de ter uma boa aparência em suas fotos, é se sentir atraente todos os dias. Para isso, apenas é preciso despertar a autoconfiança, sem medo de ser quem se é.

Sentir-se bem consigo mesmo é a arma secreta que pode fazer toda a diferença no final. A única coisa que o seu fotógrafo não pode controlar é o quão bom você se sente em relação a si mesmo, e essa é a única coisa que pode elevar suas fotos do comum ao incrível.

Gioh - no painel de referência de "Lingerie à Mostra" da Sexy e Vinte Oito no Pinterest.


Agendar uma sessão de fotos pode ser um pouco assustador, se você não souber o que fazer e começar a dizer que isso não é para você. Isso é se colocar para baixo. É preciso sair da zona de conforto para obter as fotos que deseja. Se você está com dificuldades, lembre-se do porquê está fazendo isso e se dedique. As fotos são cruciais, pois, são elas que vão representar o seu avanço nos negócios em grande parte do tempo.


Planeje o que vai vestir

Qual é o seu estilo de trabalho? Volte para o segundo ponto sobre a compreensão do reconhecimento. Se você é um profissional criativo, e quer entrar nas maiores ‘startups’ de tecnologia do país, então não tem que se vestir tão de acordo assim, o estilo lá é outro e você precisa descobrir como se identificar com o que veste.

Para essas empresas, a autenticidade é um fator bem considerável na hora de concorrer a uma vaga e ser avaliado pelos recursos humanos. Agora se você trabalha no setor financeiro, terá de ter uma aparência completamente diferente da citada anteriormente. Pense no código de vestuário de seu setor e pense em como você deve ser formal ou casual.


O tom de cor ideal

De que cor são seus olhos e cabelos? Estas são boas coisas para começar a se perguntar, e para tornar mais fácil para você essa escolha da cor ideal.

Veja a seguir truques para descobrir rapidamente em qual tom investir:

Os tons de pele são categorizados pelas estações - primavera, verão, outono e inverno. A estação a qual você pertence é determinada pelo tom e contraste da sua pele. Se você tem um tom quente, sua pele tem tons mais profundos de ouro e amarelo com veias visíveis que parecem esverdeadas. Um tom mais frio significa que sua pele tem tons de rosa ou azul e as veias normalmente parecem azuladas.

fotógrafa Juliana Polippo para VK Men's Clothing.


Agora que você sabe como os tons são classificado, é hora de verificar o contraste. Se você tem pele clara, isso significa que há um alto contraste entre seu cabelo, pele e olhos com a pele levemente translúcida. A pele suja é indicada por menos contraste com tons de cinza que parecem mais suaves na cor.

Nesse período de preparação da sessão de fotos, cuide bem de si mesmo. Deixe de lado o celular, faça algum exercício, faça as sobrancelhas, as unhas, compre uma roupa, arrisque uma marca de lingerie nova, faça o que for preciso para se lembrar de como você é ótima(o).


Invista em Make & Hair

É sempre aconselhável colocar o cabelo em boas condições antes de uma sessão. Raízes intocadas e pontas duplas não ficam bem na câmera, e é difícil e demorado corrigir esses problemas no Photoshop e provavelmente acabar custando mais para o tempo adicional de retoque.

E lembre-se você ainda precisa se sentir bem consigo mesmo e ter a melhor aparência, e investir no cabelo e na maquiagem é uma maneira fácil de fazer isso. Se não souber onde encontrar um, o seu fotógrafo provavelmente terá um artista de maquiagem que eles possam recomendar.


Crie um painel de fotos online

Para aproveitar a oportunidades de passar um tempo com um profissional, passe algum tempo navegando na Web para encontrar alguns retratos que goste. Faça login na sua conta (ou crie) no Pinterest, coloque-as em um novo painel e envie o link para o fotógrafo. Os profissionais dessa área são obviamente criaturas visuais e vão adorar poder ver alguns exemplos reais de trabalho que você gosta. Não se trata de copiá-los, mas de usá-los como inspiração para criar seus próprios retratos.


fotógrafa Juliana Polippo para VK Men's Clothing.


Relaxe e confie que você está em boas mãos

Se você seguiu essas etapas até aqui, já fez grande parte do trabalho pesado. Agora deixe o seu fotógrafo(a) guiá-lo e orientá-lo durante o seu tempo da sessão de fotos. Apenas certifique-se de ter agendado o horário em um dia em que você não tenha nada de estressante acontecendo.

A coisa mais crucial agora é entrar em um estado de espírito positivo e garantir que seus níveis de confiança estejam altos, para que você realmente se saia bem no seu ensaio executivo.

E não se esqueça deste detalhe, se optar (ou precisar) usar uma roupa branca, com transparência, ou bem alinhado ao corpo, a melhor coisa a fazer, é buscar uma lingerie adequada as formas do seu corpo, tom de pele e da combinação que está planejando.


Para saber mais informações das sessões de fotos para executivos, veja os horários e locais disponíveis para reserva nesta página do Airbnb Experience ou siga o Instagram da @popojujuli para conferir os últimos cliques da Polippo.


Autora.: (Juliana Polippo) Formada em 'Produção Multimídia' pela Universidade Santa Cecília em Santos, com especialização em 'Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico' pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do programa de mestrado em 'Multimedia' da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com passagens em estudos integrados nos programas de 'Design da Imagem' da Faculdade de Belas Artes da U.Porto e em 'Comunicação' na Universidade Estadual de Londrina. Email: art@polippo.com

Voltar