As vantagens do WebGIS para atividades de geotecnologia

Inbound Marketing, Technology

Você sabia que pode utilizar aplicações webGIS para quase todas as atividades de planejamento e administração agrícola? Seja em escala nacional, regional ou local os benefícios de utilizar informações geoespaciais são inúmeros. Os mapas e as imagens de satélite são utilizados para o planejamento, gestão de recursos disponíveis e monitoramento de atualizações em políticas públicas.

A seguir, conheça as vantagens e o que você deve considerar antes de contratar uma ferramenta de geotecnologia para sua empresa. Continue a leitura até o final, se quiser compreender melhor os recursos disponíveis na concepção e criação dessas aplicações de georeferenciamento.

O que é Web GIS

As imagens de satélite, os mapas digitais e as bases de dados geocodificadas são armazenados, organizados e analisados como forma de cartografar, gerir e monitorizar a agricultura em diferentes escalas. Para isso, vários procedimentos estão envolvidos na detecção, identificação, caracterização e quantificação precisa e rápida de áreas agrícolas, desde a dinâmica temporal e a utilização dos recursos naturais.

Ou seja, podemos entender o WebGIS, como um tipo de sistema de informação que se liga a um servidor dedicado, onde o cliente acessa por meio navegadores web, aplicativos para desktop ou móvel.

A vantagem de utilizar um WebGIS

Ao utilizar uma conexão à internet para acessar as informações do servidor, os usuários de um WebGIS tem diversas vantagens, incluindo as seguintes:

1. Alcance global

A natureza global dos sistemas de informações geográficas é herdada do HTTP, que é amplamente suportado em qualquer parte do mundo. Quase todas as organizações abrem as suas firewalls e determinadas portas de rede, aceitando os pedidos de respostas HTTP em sua rede local para aumentar a sua própria acessibilidade.

2. Número de utilizadores

Nas tradicionais versões para desktop, o usuário só pode ser acessar os dados localmente de seu computador, o que torna possível apenas um utilizador de cada vez, por conta da autenticação e falta de conectividade em tempo real. Já os WebGIS podem ser utilizados por dezenas ou centenas de usuários em diferentes localidades, plataformas e dispositivos simultaneamente.

3. Melhor capacidade de cross-platform

Compatibilidade com maioria dos navegadores web: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Apple Safari, Google Chrome. Isso quer dizer que os sistemas suportam tipicamente os padrões HTML e JavaScript, em diferentes sistemas operacionais, como o Microsoft Windows, Linux e Apple Mac OS.

4. Baixo custo

Não é necessário comprar software ou pagar para utilizar os WebGIS. As empresas devem se concentrar em construir uma rede local segura e estável para suportar a interconectividade do WebGIS com seu servidor – bem como distribuir para usuários diferentes, minimizando custos operacionais.

5. Fácil de usar

Os painéis de controle dessas plataformas destinam-se a um vasto perfil de profissionais, incluindo servidores públicos, engenheiros, agricultores, fiscais entre outros prestadores de serviços que possuem ou não conhecimento técnico na àrea. Por isso, sua interface é simples, intuitiva e prática para a maioria dos usuários web.

6. Atualizações unificadas

Para que os SIGs (Sistemas  de Informação Geográfica) sejam atualizados para uma nova versão, é preciso baixar e instalar as atualizações em todos os computadores, um drive disponibilizado pelos desenvolvedores. No caso dos WebGIS, as atualizações são fornecidas em tempo real – com inputs dos usuários conectados ao servidor unificado.

Estas características revelam tanto as vantagens como os desafios que os WebGIS enfrentam. Por exemplo, sua simples usabilidade estimula a adesão e compartilhamento de informações por parte dos usuários. Em contrapartida, o apoio a um grande número de utilizadores exige que as plataformas WebGIS sejam escaláveis e ampliem sua base de dados, usuários e recursos.

Se chegou até aqui, é possível que tenha interesse em conhecer mais sobre esses serviços para uma gestão fundiária e ambiental especializada. Se este é o seu caso, então conheça a VisãoGeo. Fale com um consultor através deste link.

Conteúdo produzido para VisãoGeo – via Aquila Hub Marketing Digital. Publicada aqui.

Photo by Science in HD on Unsplash


Polippo

Polippo

Sou uma pessoa livre, que vive pelos cafés, bibliotecas, espaços de coworking e sofás trabalhando como Copywriter. Nas horas vagas, você vai me ver pelas ruas pedalando, lendo, escrevendo ou fotografando. Gosto de ouvir música velha, assistir shows de bandas independentes, ver filmes clássicos e frequentar peças de teatro. Adoro receber amigos em casa, ter ideias inspiradoras e me conectar com a natureza.